Data/Hora: 19 Mai 2012, 18:55

Os Horários são TMG [ Horário de Verão activo ]

Criar Novo Tópico Este Tópico está bloqueado. Não pode editar mensagens ou responder.  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Ser do Sporting é Ser Diferente!
MensagemEnviado: 23 Mar 2011, 21:06 
Leão Puro

Ser do Sporting é Ser Diferente! :sporting:: :sporting::

Quando me perguntam porque sou do Sporting vêm-me muitas coisas à cabeça. Quando me dizem que o Benfica é melhor por isto, ou por aquilo eu rio-me. Os benfiquistas tendem a ver apenas Futebol à frente dos olhos e se não fosse o Eusébio... "coitadinhos". Deixo aqui a lista de curiosidades que se pode encontrar no site oficial do Sporting CP e que me fazem sentir deveras orgulhoso!! :D

• O SPORTING é o único grande Clube nacional que não alterou o seu ano de fundação.

• O SPORTING é o único Clube do Mundo que, neste momento, tem dois museus oficiais (Lisboa e Leiria).

• O SPORTING possui o Jornal de clubes mais antigo do Mundo (o primeiro número foi publicado a 31 de Março de 1922).

• O SPORTING detém o jogador mundial com melhor média de golos em jogos do Campeonato Nacional (Fernando Peyroteo com 1,68 golos/jogo).

• O SPORTING cedeu o 1.º jogador português à Selecção da Europa: José Travassos em 1955 (vitória da Selecção da Europa à Inglaterra por 4-1, em Belfast).

• O SPORTING é, actualmente, o único Clube mundial que formou dois FIFA World Player: Luis Figo (2001) e Cristiano Ronaldo (2008).

• O SPORTING desde o início das competições europeias de clubes, só é ultrapassado em n.º de participações pelo Real Madrid (54) e Barcelona (53). Os leões somam 51.

• O SPORTING apontou o 1.º golo na Taça dos Clubes Campeões Europeus, em futebol: João Martins frente ao Partizan de Belgrado, a 4 de Setembro de 1955.

• O SPORTING tem 22 taças europeias conquistadas, o Real Madrid 26 e o Barcelona 66. No entanto, somente os «leões» e o Barcelona venceram em quatro modalidades distintas.

• O SPORTING ainda hoje detém recordes nos títulos europeus conquistados (excepto andebol):
    • Atletismo: Único Clube europeu com vitórias em pista e cross
    • Hóquei em patins: Maior goleada de sempre por 33-1 ao H. Gujan (França) em 1983/1984
    • Futebol: Maior goleada de sempre por 16-1 ao Apoel Nicósia (Chipre) em 1963/1964

• O SPORTING é o 2.º Clube europeu com maior n.º de atletas olímpicos (109 até Pequim’08) a seguir ao Barcelona. No entanto, estes 109 atletas «leoninos» actuaram em 10 modalidades distintas e, os do Barcelona, apenas em seis.

• O SPORTING é o único Clube nacional (e dificilmente haverá outro na Europa e no Mundo), que nos últimos 48 anos teve atletas em todos os Jogos Olímpicos realizados.

• O SPORTING desde que existe o Comité Olímpico Português, esteve em 24 dos 28 Jogos Olímpicos realizados (apenas ausente em 1920, 1934, 1936 e 1956).

• O SPORTING é a equipa portuguesa com mais medalhas olímpicas conquistadas (8 no total: 3 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze).

• O SPORTING teve o 1.º atleta nacional a participar nos Jogos Olímpicos (António Stromp, em Estocolmo – 1912), bem como o 1.º atleta nacional a conquistar uma medalha de Ouro (e a ouvir o Hino Nacional): Carlos Lopes em Los Angeles – 1984 – , na difícil prova da maratona.

• O SPORTING detém a maior goleada da história dos Campeonatos de Portugal (18-0 ao Torres Novas, em 1927/1928), dos Campeonatos Nacionais (14-0 ao Leça, em 1941/1942) e das Taças de Portugal (21-0 ao Mindelense, em 1970/1971).

• O SPORTING detém o recorde de golos (por equipa) numa só época do Campeonato Nacional: 123 golos em 26 jornadas (época 1946/1947) com uma média fantástica de 4.7 golos por partida.

• O SPORTING segundo uma reportagem da BBC está num patamar superior ao Ajax: “O clube holandês é considerado um clube de topo na formação. Um estatuto apenas igualado pelo Sporting. Os «leões» possuem, no entanto, uma Academia mais bem apetrechada”.

• O SPORTING é o Clube que mais jogadores cedeu à Selecção Nacional em fases finais do Campeonato do Mundo de futebol (24 no total vs 21 do Benfica e 18 do Porto).

• O SPORTING assume a sua dimensão mundial quando olhamos para os 380 Núcleos, Filiais e Delegações espalhados pelos cinco continentes, sendo o único Clube nacional com esta presença universal e verdadeiramente global.

:scp: :scp: :scp:

Imagem

Offline Perfil  

Assunto da Mensagem: Re: Ser do Sporting é Ser Diferente!
MensagemEnviado: 24 Mar 2011, 00:30 
Leão Honorário

E mais uma...:

O Sporting é o único Clube no Mundo de quem o velho Max gosta..!!

E esta heim...??

Offline Perfil  

MensagemEnviado: 24 Mar 2011, 00:36 
Leão Puro

Maximino Martins Escreveu:
E mais uma...:

O Sporting é o único Clube no Mundo de quem o velho Max gosta..!!

E esta heim...??

:palmas2: :palmas2: :palmas2:

Já agora vou deixar aqui uma curiosidade pessoal. Quando fui para a primária e na minha temporada de inocência fui influenciado a ser do Benfica. E quando me perguntavam eu dizia que era (era um puto com falta de inteligência, eu sei! :lol: . O meu pai era do Sporting, então num jogo Sporting vs. Benfica ou Benfica vs. Sporting, eu prometi a mim mesmo que mudaria para o Sporting caso este ganhasse o jogo. 2-1 ou 3-2 (não me lembro bem) e o resultado final está aqui à vista!!! :campeoes:

Imagem

Offline Perfil  

MensagemEnviado: 24 Mar 2011, 01:05 
Leão Honorário

Está bem...tem desculpa...!!

Offline Perfil  

MensagemEnviado: 24 Mai 2011, 12:39 
Leão Honorário

Então tomem lá esta notícia, retirada do ionline.pt

Sporting. Acaba 21-0 mas o que interessa é Peres, 7 - Lourenço, 6
por Rui Miguel Tovar, Publicado em 24 de Maio de 2011 | Actualizado há 15 horas

Em Maio de 1971, o campeão ultramarino (Mindelense) perde 21-0 com o Sporting, o resultado mais volumoso da Taça de Portuga

O FC Porto ganhou facilmente a final da Taça de Portugal ao V. Guimarães (6-2) e não recorreu ao capitão Helton nem ao goleador Falcao. André Villas-Boas deve estar poupá-los para a Supertaça Europeia - Barcelona ou Manchester United, who knows, who cares? - em Agosto. Outros tempos...

Há 40 anos, não havia cá descanso para os titulares nem poupanças. Um jogo é um jogo, fosse com o Benfica fosse com o Mindelense. O Sporting que o diga. Nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, os leões fazem história com os 21-0 aos campeões ultramarinos (das colónias portuguesas em África: Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné-Bissau). É a maior goleada de sempre na Taça e aconteceu a 23 de Maio de 1971. Em Alvalade, sob arbitragem do setubalense Carlos Monteiro, o técnico Fernando Vaz alinhou a melhor equipa com Damas; Laranjeira, Caló, José Carlos e Manaca; Tomé e Pedras; Chico, Lourenço, Peres e Dinis. Pela frente, 11 rapazes do Mindelense que nunca tinham saído do Mindelo. Se fosse só isso...

Tomé, autor de dois golos, lembra-se da generosidade dos cabo-verdianos. "Estavam verdadeiramente fascinados por estar no mesmo relvado que algumas figuras. Tratavam os internacionais por senhor. Era senhor Damas para aqui, senhor José Carlos para ali, senhor Peres para acolá. E, para cúmulo, nunca tinham jogado futebol num relvado, só em pelados. Imagina o desconforto, não é? Nem nunca tinham jogado com tanta gente no estádio." E estamos a falar de 35 mil ou 40 mil espectadores, que foi a casa dessa tarde em Alvalade.

A memória de Tomé vai mais além, porque o médio até se lembra da troca de guarda-redes do Mindelense. "Ao intervalo havia 13-0. Saiu um [Funa], entrou outro [Armando], que sofreu mais oito, mas que fez uma grande exibição. Olhe, ainda evitou uns quantos... E a verdade é que também ficou "só" 21 a zero porque o Peres e o Lourenço entretiveram-se a rematar à baliza a torto e a direito para conseguirem o maior número de golos possível. Eles queriam bater recordes pessoais e até do clube mas não sei quem marcou mais."

Foi Peres, com sete golos. Lourenço ficou-se pelo seis. Mas a luta foi renhida. Lourenço marcou o primeiro da partida. Bisou. Hat-trick. Póquer. E até chegou aos cinco golos ainda na primeira parte. Por essa altura, Peres só levava dois na conta. O intervalo foi benéfico para o esquerdino. Peres marcou mais cinco, enquanto Lourenço só festejou mais uma vez, precisamente o 21-0, a dois minutos do fim.

O lateral Pedro Gomes entrou ao intervalo e não marcou nenhum golo. "Desses 21-0 não tenho assim muito para contar, mas o convívio pós-jogo com os cabo-verdianos foi agradável. Eles queriam as nossas camisolas e tenho a ideia de eles estarem sempre a sorrir. Até no jogo: sofriam um golo e sorriam." Ingenuidade misturada com generosidade. Lá está, outros tempos...

Imagem

Offline Perfil  

Criar Novo Tópico Este Tópico está bloqueado. Não pode editar mensagens ou responder.  [ 5 mensagens ]  Moderadores: scp, raul baresi

Os Horários são TMG [ Horário de Verão activo ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: