ACABA A ÉPOCA E O FUTURO VOLTA A BATER À PORTA; RECORD APRESENTA-LHE SEIS NOVOS TALENTOS COM A MARCA DA ACADEMIA E LUGAR NA SELECÇÃO SUB-19
A próxima vaga
Dois defesas centrais, dois médios e dois avançados. São internacionais Sub-19, em busca do apuramento para o Campeonato da Europa da categoria, e estão prestes a enfrentar o passo mais importante da carreira: a transição para sénior. No dia em que termina mais uma época, e em Alvalade vão mostrar-se outros reforços dos juniores, Record dá-lhe a conhecer a próxima vaga do Sporting, com a marca da Academia e lugar nas selecções nacionais: Nuno Reis, Pedro Mendes, André Martins, Diogo Rosado, Wilson Eduardo e Rui Fonte, de regresso após empréstimo. O leão regenera-se. E vê o futuro no horizonte.
QUEM É
Nome:
DIOGO Jorge
ROSADO.
Data de nascimento: 21-02-1990 (19 anos).
Naturalidade: Peniche.
Posição: Médio.
No Sporting desde: 2000/01.
Clubes anteriores: GD Peniche.
Situação contratual: Tem contrato válido até 2012.
Empresário: Pini Zahavi.
Características: Começou como médio centro, agora joga encostado à direita. Técnica e visão de jogo.
Referências: Ibrahimovic é o "ídolo" e Figo o "maior exemplo como profissional." Comparado a Guti.
Passatempos: Descansa e almoça com os amigos. Prefere jogar Playstation, ver televisão ou passear num centro comercial do que navegar na internet.
O pai da Mariana
O avô, António Rosado, foi mestre. O tio, Joaquim, trabalhava num barco. O pai, Gaspar, também andava na pesca, em "viagens de meses". Diogo nunca experimentou a faina. Nem teve tempo. Aos 5 anos, já jogava no GD Peniche, e por ali se manteve, "sempre um escalão acima", até ser apanhado na rede de olheiros do Sporting. "Foi o primeiro clube que apareceu. E é o melhor na formação. Aceitei logo", conta.
A família lançou-o para o futebol e "foi sempre muito importante desde o início", dos pais aos avós, passando pelo tio, que praticava futebol amador. "Costumava jogar com ele. Usava o pé direito, mas ele queria que eu chutasse com os dois. Tornei-me canhoto", recorda. No primeiro ano de ligação ao Sporting, o pai levava-o duas vezes por semana a Lisboa. "Como ainda não havia Academia, ele ia comigo a Pina Manique. À quarta-feira para treinar e ao domingo para jogar. O resto era em Peniche, por causa dos custos, da distância e da escola."
A mudança definitiva para Alcochete não tardou. E o processo de crescimento acelerou-se. Diogo estava a 2 meses de completar 18 anos quando foi pai de uma menina, a Mariana. Deixou de residir na Academia, em Agosto, e ficou-se pelo 9.º ano. "Faço a minha vida normal, de profissional. Estou a dar tudo. Se não tiver sorte, volto aos estudos", declara.
Concentrado no "sonho" de ir ao Europeu Sub-19 e no objectivo de fazer o "tetra", com a conquista do título de juniores, o médio olha com tranquilidade a transição para sénior. Convocado para 3 jogos desta época, reconhece que "ninguém sai 100 por cento formado" do futebol jovem, mas sente-se "preparado" para o desafio de "chegar ao mais alto nível." "E isso neste momento é a equipa principal do Sporting. Agora é esperar a oportunidade. Se a tiver, tentarei agarrá-la." Certezas quanto à pré-época não há, mas existem sinais de confiança. "As pessoas acreditam em mim e conhecem a minha progressão."
QUEM É
Nome:
WILSON Bruno Naval da Costa
EDUARDO.
Data de nascimento: 08-07-1990 (18 anos).
Naturalidade: Pedras Rubras.
Posição: Avançado.
No Sporting desde: 2003/04.
Clubes anteriores: Desportivo Vilar e FC Porto.
Situação contratual: Tem contrato válido até 2013.
Características: Rápido, bom remate, finalizador (23 golos no campeonato de juniores).
Referências: Cristiano Ronaldo, "pelo que conseguiu", Figo, "um exemplo", e Thierry Henry, por partilhar "características". Apontam-lhe semelhanças com Liedson.
Passatempos: Playstation, cartas e computador; frequenta o 10.º ano e dedica tempo livre aos estudos.
Um levezinho no pátio de casa
Um pátio em Pedras Rubras foi o ponto de partida para a Academia do Sporting. "Comecei por influência do meu tio, Gabriel. Via-me com a bola no pátio lá de casa e decidiu apostar em mim. Levou-me ao Desportivo Vilar, onde ele jogava, e acabei por fazer lá uma época", lembra. A etapa seguinte levou-o ao FC Porto, e manteve-se de azul e branco durante 4 anos, até acompanhar a mãe e o irmão mais novo, João Mário, na mudança para Lisboa. Um contacto com Aurélio Pereira facilitou a entrada em Alcochete, e hoje há já quem veja no melhor marcador dos juniores (23 golos) semelhanças físicas e de estilo com Liedson. "Somos mais ou menos da mesma altura", observa. "É uma referência no Sporting e um goleador com quem gostava de jogar", admite.
Sem pressa de antecipar o futuro, o avançado traça como objectivo imediato "ser apurado para a fase final do Europeu Sub-19". "Depois, ser campeão nacional, e depois logo se verá." A chamada ao estágio da equipa principal é hipótese em aberto, ainda que nada lhe tenha sido comunicado. "Limito-me a trabalhar ao máximo. Se os responsáveis do clube quiserem apostar, ficarei satisfeito. É um objectivo que estabeleci no início da época passada", revela. Wilson já sabe como é trabalhar nos seniores, "no meio de grandes jogadores", e até foi convocado para 2 jogos. "A experiência foi boa. Apesar de não ter jogado, fiquei contente por perceber que os responsáveis estão atentos às minhas prestações."
QUEM É
Nome:
NUNO Miguel Pereira
REIS.
Data de nascimento: 31-01-1991 (18 anos).
Naturalidade: Murten, Suíça.
Posição: Defesa central.
No Sporting desde: 2001/02.
Clubes anteriores: Vasco da Gama (Fátima).
Características: Rápido, bom sentido posicional e forte no jogo aéreo.
Referências: Steven Gerrard é "o mais completo." "Fascina-me".
Passatempos: É "agarrado ao computador", "mais jogos que internet", e gosta de "estar com os amigos".
A família dentro da Academia
Nasceu em Murten e viveu em Ried bei Krezers, cantão de Friburgo. A memória escapa-lhe e percebe-se porquê. Já nada o prende à Suíça, a não ser o nascimento. Os pais foram lá emigrantes, mas voltaram a Portugal quando tinha "meses" de vida. Aos 6 anos já jogava no Vasco da Gama, de Fátima. "O meu pai já sabia que eu gostava muito de jogar à bola. Então, um dia resolveu fazer-me uma surpresa e inscreveu-me no clube. E aqui estou." José Reis ainda é o maior entusiasta da carreira do filho. "Sempre que pode vai ver os jogos. Acompanha-me onde eu vou." Aos 13, foi para Alcochete. Mas já estava ligado ao Sporting há um ano. "Jogava aos fins-de-semana e treinava uma vez por mês na Academia." Quando se tornou residente, sentiu a falta da família. "De início, é difícil ficar longe dos pais. Ali apoiamo-nos principalmente nos mais velhos e nos amigos. É como uma família. Agora sou eu que tento ajudar os mais novos." Já maior de idade, assinou contrato profissional com o Sporting este ano. Quer acabar o 12.º (está no 11.º) e continuar, se puder "conciliar o futebol com a escola." Entretanto, prepara-se para o sonho de "chegar à equipa principal." "Temos de agarrar as oportunidades. Um treino, 2 minutos, o máximo de tempo possível." Nos treinos com os seniores, como nos corredores da Academia, prevalece o ambiente de amizade. "O Daniel Carriço e o Adrien, que também viveu na Academia, puseram-me à vontade, e isso foi uma grande ajuda para mim." Por enquanto "o primeiro objectivo é pensar na equipa de juniores." "Depois, o que vier por acréscimo será sempre bom."
QUEM É
Nome:
PEDRO Filipe Teodósio
MENDES.
Data de nascimento: 01-10-1990 (18 anos).
Naturalidade: Neuchatel, Suíça.
Posição: Defesa central.
No Sporting desde: 2002/03.
Clubes anteriores: Real Massamá.
Empresário: Jorge Mendes/Gestifute.
Características: Forte no jogo aéreo, agressividade, capacidade de passe longo.
Referências: Faz lembrar Pepe mas revê-se "muito" em Bruno Alves. Admira Canavarro e Ricardo Carvalho.
Passatempos: Ouve música, gosta de ir às compras e de estar com os amigos. Barcelona e Manchester Utd. são as equipas da Playstation.
Um líder não desiste
Nasceu na Suíça, como Nuno Reis, e dali saiu com meses para Espanha. Aos 6 anos chegou a Portugal e aos 7 aventurou-se no futebol, influenciado pela família. O pai, Aristides Mendes, jogara nos juniores do Sp. Braga, com Carlos Carvalhal, e o irmão, Marcos, representava o Real Massamá, de onde podia ter saído para o Estrela da Amadora, não fosse uma lesão no joelho. "Foi operado duas vezes e não voltou a ser o mesmo", lamenta. Do primeiro clube, Pedro Mendes guarda a memória da transferência para o Sporting, partilhada com... Nani e Marlon. "A proposta era para os três. O negócio foi feito ao mesmo tempo." Quando entrou na Academia, porém, pensou desistir. "No Real era capitão e sentia-me líder. Quando fui para o Sporting, já existiam outros. O respeito não era o mesmo. Então, senti-me menos valorizado." Os pais insistiram. Tanto como para que terminasse a escola (está no 12.º ano). "Abriram-me os olhos. Fizeram-me pensar se era mesmo aquilo que queria, e que era uma oportunidade que poucos tinham, que devia agarrá-la com unhas e dentes." O respeito conquistou-se "com o passar do tempo." Hoje Pedro Mendes é um dos capitães da equipa de juniores, e já foi convocado para 4 jogos dos seniores. Estreou-se no banco com o Barcelona. E aprendeu. "Ganha-se logo outra experiência, só em saber o que está à volta de um jogo assim." A camisola fica guardada. "Essa não a troco com ninguém", avisa. "No final da segunda fase do campeonato de juniores", o central prevê ter indicação quanto à eventualidade de fazer a pré-época. Antes quer "ser campeão" e ir ao Europeu Sub-19. Só então "sim, desfrutar e aproveitar a oportunidade", se ela surgir.
QUEM É
Nome:
ANDRÉ Renato Soares
MARTINS.
Data de nascimento: 21-01-1990.
Naturalidade: Santa Maria da Feira.
Posição: Médio.
No Sporting desde: 2002/03.
Clubes anteriores: Argoncilhe e Feirense.
Situação contratual: Tem contrato válido até 2012 (assinou na época passada).
Características: Joga como médio interior direito. Boa qualidade de passe, procura "ser inteligente".
Referências: João Moutinho "é exemplo". Fora, Xavi e Iniesta "são os preferidos".
Passatempos: Joga computador e cartas com os amigos, e não dispensa a sesta quando está mais cansado.
O futebol está com ele
Deixou duas disciplinas para trás, mas quer acabar o 12.º ano "para um dia tirar um curso e não ficar parado." O futebol, respira-o. Uma bola era sempre o "presente que mais gostava." "Sinceramente, acho que já nasceu comigo. Nunca ninguém me incentivou. Nem os meus pais fizeram força para que eu fosse jogar", conta André Martins. Assim que completou a idade, iniciou-se no clube da terra, o Argoncilhe, e daqui saiu para o Feirense. Embora não fosse propriamente adepto, "gostava mais do Benfica." "Agora sou totalmente sportinguista", sublinha. Mesmo quando a simpatia era outra, já havia razões para escolher a Academia. "O FC Porto e o Boavista estavam interessados, e o Benfica já veio tarde, mas decidi ir para o Sporting. Pela grandeza da formação e pelos jogadores que tinham saído de lá." Não tardou em tornar-se admirador de João Moutinho, "ainda ele não era sénior." Agora, dizem-lhe que é o sucessor do 28. "Gosto de ser comparado com ele mas quero mostrar-me pelo que sou e pelo que faço dentro de campo." Conselhos, porém, são bem-vindos. "Ajuda-nos muito. É sempre bom ouvir conselhos dele porque teve o mesmo percurso que nós", e "tão novo e já um símbolo do Sporting."
Sem rodeios, André Martins assume que gostaria "pelo menos ser chamado para fazer a pré-época." "E aí mostrar ao treinador que tenho valor e mereço a confiança dele", diz. "Este ano é um dos mais importantes para nós porque é o fim do ciclo da formação e o início do futebol sénior. Sinto que evoluí muito desde que cheguei ao Sporting, e continuo. Não depende só de mim. Mas estou há muito tempo a trabalhar para isso", acrescenta.
QUEM É
Nome:
RUI Pedro da Rocha
FONTE.
Data de nascimento: 23-04-1990 (19 anos).
Naturalidade: Penafiel.
Posição: Avançado.
No Sporting desde: 1997/98.
Clubes anteriores: Sacavenense, Sporting, Arsenal, Crystal Palace.
Situação contratual: Tem contrato válido até 2011.
Empresário: Artur Fernandes.
Características: Movimentação, toque de bola, capacidade finalizadora.
Referências: Fernando Torres pelo "instinto finalizador".
Passatempos: Playstation, música e internet.
10 minutos de glória
Nunca foi residente da Academia, mas aos 19 anos já conhece os cantos à casa. É lá que tem vindo a treinar-se outra vez, desde que voltou da experiência em Inglaterra. Em 2006, quando saiu para o empréstimo ao Arsenal, com contrato assinado até 2011, já tinha estado no Sporting, dos 8 aos 16 anos. Antes jogara uma época no Sacavenense. "O Benfica também estava interessado. Mas o sr. Aurélio Pereira, que treinara o meu pai, e o mister Luís Dias já me tinham visto no Torneio Ibérico. Perguntaram-me se queria ir lá treinar, fui e correu tudo bem", recorda o terceiro Fonte formado em Alvalade, depois do pai, Artur, e do irmão, José. O regresso ao Sporting "já está decidido." "Sou jogador do Sporting, tenho de voltar. O clube terá de decidir o meu futuro. Fico à espera deles, mas o meu objectivo é ficar", reconhece. Ainda sem indicação para a pré-época ou conversas com Paulo Bento, Rui está disposto a conquistar o seu espaço. "Vou trabalhar para ter uma chance de convencer o mister e integrar-me lá."
A aposta em Inglaterra (Arsenal e Crystal Palace) compensou. "Cheguei com 16 anos e tive uma evolução diferente, noutro país e noutra mentalidade. Aprendi outros aspectos do futebol que talvez não tivesse aprendido em Portugal. Isso pode ajudar-me muito nesta fase", considera. Apesar das dificuldades iniciais, por estar longe da família e dos amigos, sem conhecer quem quer que fosse, "foram três anos muito positivos", de que ficaram amizades com Clichy ou Denilson, e a imagem de seriedade de Arsène Wenger. Isso e 1 jogo oficial, na Taça da Liga (Wigan, 3-0). "Entrei 10 minutos. Foram excelentes, visto que estavam 60 mil pessoas a ver o jogo. Era o que esperara todo aquele tempo."
Estrangeiros são nova realidade
O recrutamento do Sporting, como de outros clubes, alarga-se cada vez mais a países estrangeiros. A formação profissionaliza-se e os jovens portugueses aprendem a lidar com a nova realidade. "Temos de aceitar. Vêm fazer-nos concorrência, mas em Portugal também há valores em que se pode apostar. Por vezes ficam tapados por esses jogadores de fora", afirma Wilson Eduardo. Para André Martins, a lógica deverá ser a mesma dos plantéis profissionais. "Se forem mais-valias, tudo bem. Mas quantos mais estrangeiros forem contratados, mais espaço isso tira aos portugueses."
OPINIÕES SOBRE PAULO BENTO
"O ritmo de treino é muito intenso. Ajuda-nos a decidir mais rápido e isso torna-nos mais fortes."
Diogo Rosado
"Ele trabalha com uma equipa profissional, que tem outro tipo de exigência. É bom treinador."
Wilson Eduardo
"Foi muito interessante trabalhar com ele. Foi uma experiência nova."
Nuno Reis
"Analisa muito bem o adversário e consegue antecipar o jogo no treino. Todos sabem os princípios de trabalho."
Pedro Mendes
"Já passou pelos juniores. Sabe lidar com os jogadores jovens e tem apostado muito neles."
André Martins
"Pelo que eu ouço, é um treinador muito sério, grande amigo dos jogadores. Defende-os sempre acima de tudo"
Rui Fonte
Texto: Vítor Almeida Gonçalves
Fonte: www.academia-de-talentos.com, com artigo do Record