Jorge Fonseca em 2.º absoluto
O judoca do Sporting, Jorge Fonseca, com apenas 18 anos, depois de se ter sagrado campeão nacional de equipas sénior, classificou-se em segundo lugar, no absoluto (sem categoria de peso).
Jorge Fonseca venceu três combates e, na final, após oito minutos de combate apenas foi derrotado pela decisão dos juízes na bandeira.
http://www.sporting.pt/
_________________ "EXISTEM 3 ESPÉCIES DE HOMENS: OS VIVOS OS MORTOS E OS QUE ANDAM NO MAR... OS FUZILEIROS."
Joana Ramos na selecção
A judoca do Sporting, Joana Ramos, foi convocada para representar a selecção nacional na Taça do Mundo Feminina, a realizar nos dias 11 e 12 de Junho, no pavilhão Multidesportos de Odivelas.
http://www.sporting.pt
_________________ "EXISTEM 3 ESPÉCIES DE HOMENS: OS VIVOS OS MORTOS E OS QUE ANDAM NO MAR... OS FUZILEIROS."
João Pina e Joana Ramos na selecção
Os judocas do Sporting, João Pina e Joana Ramos, foram convocados para integrarem a selecção nacional de judo, que entre os dias 18 de Junho e 7 de Julho vai participar no Brasil Judo World Tour 2011, composto pelo Grand Slam do Rio de Janeiro, estágio internacional e Taça do Mundo de S. Paulo.
Os judocas «leoninos» competem apenas no Grand Slam do Rio de Janeiro e integram o estágio internacional.
Joana Ramos de bronze em Moscovo
Joana Ramos ficou na terceira posição – entre 33 judocas presentes – no concurso feminino de -52 kg do Grand Slam de Judo, que se realiza durante o fim-de-semana em Moscovo.
A judoca «leonina» venceu a sua poule de apuramento, ultrapassando Solongo Baararsaikhan, da Mongólia, Majinda Kelmendi, das Ilhas Fiji e a espanhola Ana Carrascosa, sendo eliminada nas meias-finais pela japonesa Yuka Nishida.
João Pina também participou nesta prestigiada competição, ficando na quinta posição geral – entre 42 participantes – depois de ter vencido o cazaque Azat Kubakaev e o austríaco Peter Scharinger antes de ser colocado «fora de prova» pelo russo Murat Kodzokov.
Joana Ramos eliminada na Taça do Mundo
A judoca sportinguista Joana Ramos ficou-se pelo primeiro combate do dia da Taça do Mundo de Lisboa de judo, que está a decorrer no Pavilhão Multiusos de Odivelas, sendo eliminada pela russa Anna Kharitonova.
A vice-campeã europeia de -52 kg, que tinha grandes expectativas na prova portuguesa, admitiu que algo falhou durante o combate, muito embora as coisas até tenham começado bem. "Entrei muito bem no combate, consegui meter as minhas técnicas e fiz logo um waza-ari, que é uma vantagem brutal, que só pode ser ultrapassada por um ippon, e estava melhor que ela", referiu, afirmando depois que um descuido a obrigou a desistir.
"Ela conseguiu fazer com que eu desistisse, porque me puxou o braço e fez-me uma chave de braço. Se eu não desistisse ela partia-me o braço", concluiu Joana Ramos.
por Carlos Barros João Pina conquista medalha de prata
Pina acedeu à final após quatro vitórias, antes de perder no combate final com o japonês Riki Nakaya, por ippon. O nipónico, de 21 anos, já vencera este ano o Grand Slam de Paris.
O judoca luso, oitavo no último ranking mundial, somou 180 pontos para essa classificação, o que lhe permite entrar no "top-5" do seu escalão, reforçando a sua posição na qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres2012.
O judoca português João Pina conquistou este sábado a medalha de prata de -73 kg no Grand Slam do Rio de Janeiro, que se está a disputar no ginásio do Maracanãzinho.
João Pina e Joana Ramos no “Mundial”
João Pina (-73 kg) e Joana Ramos (-52 kg) vão participar no Campeonato do Mundo de Judo, em seniores, que vai decorrer em Paris (França) de 23 a 27 de Agosto.
Doina Babcenco e Jorge Fonseca convocados para Europeu
Os judocas sportinguistas Doina Babcenco (categoria de -57 kg) e Jorge Fonseca (categoria de -100 kg) foram convocados para integrar a selecção nacional que irá participar no Campeonato da Europa de juniores, que se realiza em Lommel, na Bélgica, entre os dias 16 e 18 de Setembro.
Em vésperas de mais um Mundial, o judoca João Pina apresenta-se com a disposição de sempre: combater por um lugar no pódio. Leia o retrato do homem e do papa-medalhas
Sara Rodrigues
11:00 Segunda feira, 22 de Ago de 2011
Não fosse a expressão "caminho da suavidade", significado da palavra judo (ou juu dou, em japonês), e este texto começaria de forma diferente.
É suave e melodiosa a forma como se exprime. E tem sido consistente o caminho de João Pina, 30 anos, um dos mais medalhados judocas portugueses (categoria de -73kg). Prestes a embarcar para Paris, onde vai competir, como sempre, por um lugar no pódio, no Campeonato do Mundo de Judo (23 a 28 de agosto), o atleta lisboeta sente o peso da responsabilidade.
Ser bicampeão europeu revalidou o título em abril não é pouca coisa. Não gosta muito, porém, de matutar nesta parte da equação, preferindo dedicar-se à outra, o treino.
Sente-se preparado para este Mundial, mas não é de doutrinas fixas: "Posso fazer sempre mais, evoluir mais." Até porque, explica, o judo pode ser bastante injusto. "Às vezes, pensamos que estamos muito bem fisicamente e perdemos ou vice-versa." Com mais de três dezenas de medalhas ganhas, João nem sabe bem onde as guarda. Servirão, seguramente, para memória futura, "quando for altura de as mostrar aos netos". Não quer dizer que não lhes atribua importância, muito pelo contrário. É apenas a forma de estar de quem vive intensamente o momento da vitória, para logo depois se focalizar no objetivo seguinte: outro triunfo.
UM ATLETA, DOIS CLUBES
Triunfo é outra palavra-chave na vida de João Pina. Quando, aos 4 anos, começou a praticar judo no Colégio Moderno, em Lisboa, onde estudava, logo se apercebeu de que o kimono (fato da modalidade) iria ser uma espécie de segunda pele. Teve nos pais, ele advogado e ela psicóloga, o indispensável apoio de que precisou. Mesmo quando a escola começou a pesar menos na balança da vontade. Não se livrou de um paterno "olha lá os estudos, João", mas ele "já estava muito envolvido no judo". A Matemática e a Física, as suas disciplinas preferidas tirando a que lhe preenchia mais o coração, a Educação Física, foram ficando para segundo plano. Aliás, nunca pensou que, um dia, tivesse de optar. Conciliar a formação com o desporto era, isso sim, o mais importante.
Foi ainda naquele colégio, onde esteve até ao 9.º ano, que teve oportunidade de representar, oficialmente, o primeiro clube, o Judo Académico de Lisboa. Nunca mais parou. Por alturas do 12.º ano, que concluiu no Externato Crisfal, já tinha o estatuto de atleta de alta competição. A escolha do tatame (tapete de judo) começava a justificar-se. Não obstante a modéstia: "A minha progressão como judoca foi gradual, não acho que tenha sido mais rápida do que a de outros colegas. Mas sentia que era mais dedicado." Essa entrega acabou por aumentar ainda mais quando, em 1998, tinha João 17 anos, o pai faleceu.
"O judo foi o meu escape. Estava a começar a entrar nas competições mais importantes, concentrei-me só nisso e os resultados acabaram por surgir." Seguiram-se os estudos superiores.
Enquanto frequentava as aulas de Ciências do Desporto, na Faculdade de Motricidade Humana fez dois anos deste curso e mudou, entretanto, para Fisioterapia, treinava, incansavelmente, no Estádio Universitário. Foi, aliás, a proximidade da universidade com o local de treino que o levou a escolher aquele canudo. "Se fosse hoje, teria optado por Medicina", diz, talvez influenciado pela mulher, médica. Pelo caminho mudou de emblema. Vestiu o kimono do Clube de Judo da Universidade Lusófona e, em 2010, transferiu-se para o Sporting, onde se mantém. Muito embora, desde 2003, represente, também, as insígnias do alemão TSV Abensberg. O judo não é como o futebol. "Posso ter dois clubes ao mesmo tempo, não posso é representar ambos na mesma competição", esclarece.
GUERREIROS DO 'TATAME'
A notoriedade do judo tem vindo a crescer desde que Nuno Delgado ganhou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. João Pina é um espetador privilegiado deste fenómeno de popularidade e até encontra explicação para ele: "Parece-me que a maior parte das pessoas não percebe muito bem a modalidade, mas gosta de ver. Por ser uma luta, veem-nos como guerreiros." Com duas presenças em Olimpíadas, em Atenas e Pequim, prepara-se para uma terceira participação, em 2012.
"Quero muito ganhar uma medalha em Londres." E não põe de lado a hipótese de ir aos jogos do Rio de Janeiro, em 2016. Sabe que não é normal, no judo, competir com 35 anos idade que terá nessa altura, mas se a condição física estiver no nível máximo...
Um objetivo de cada vez, no entanto, como mandam as regras deste judoca.
Agora, o que interessa mesmo é o Mundial da próxima semana. A preparação começou há dois meses, depois do Grand Slam do Rio de Janeiro, onde ganhou a medalha de prata lá está, um torneio de cada vez.
Treina diariamente: de manhã dedica-se à Fisioterapia e, ao entardecer, à luta de judo. Os fins de semana, esses, são para descansar, brincar com os filhos, Manuel, de 3 anos, e Vasco, de 1, e praticar BTT ou desafiar as ondas da Ericeira com a prancha de surf. "Sou um maçarico, mas adoro andar no mar", diz, entre risos.
A disciplina de trabalho já lhe está tão entranhada que, assim como o kimono é a sua segunda pele, o treino de luta da tarde é um momento sagrado. "Quando não estou em competição, não sei o que hei de fazer àquela hora." Um dos fatores mais importantes no judo, se não primordial, é o peso.
Os atletas competem em categorias de peso e a de João Pina é, como já se apontou, de -73kg. Não se pense, porém, que a ditadura da balança é coisa que o preocupe.
Conhece o seu corpo e sabe até onde pode ir. Apesar de gostar de comer bem "Não é muito, é bem", sublinha, e de se considerar bom petisqueiro e cozinheiro, a boca tem de ser fechada.
E, claro, há técnicas apreendidas ao longo dos anos. Que João explica em três atos: "Na fase de preparação para a competição, chego aos 79 kg, que são ganhos em massa muscular"; "A um mês da prova, inicio a dieta para chegar aos 75 kg"; "Um dia antes do torneio, altura em que nos pesam, perco 2 kg em água. Ou seja, desidrato correndo e vestindo mais roupa para suar." E aí estão os 73 kg.
O atleta concilia o trabalho para os clubes que representa, mais, claro, a seleção nacional, com a de professor de judo na Associação Tempo Mudar, no bairro de Chelas, em Lisboa, onde ensina crianças dos 4 aos 18 anos. Além disso, conta, mensalmente, histórias a crianças internadas na Unidade de Pediatria do Hospital de Santa Maria, através da ação solidária Um Livro Por Um Sorriso. Comovido, diz que tem "arrancado muitos sorrisos". Os mesmos que quer provocar durante o tal suave caminho, de que falámos no início do texto, que o leva ao pódio.
Palmarés de fazer inveja
Algumas das mais importantes medalhas conquistadas pelo judoca João Pina nos últimos cinco anos:
Joana Ramos quinta no Mundial
Depois de ter sido eliminada da luta pela medalha de ouro – pela favorita na conquista ao título, a japonesa Yuka Nishida – Joana Ramos foi «repescada» para a luta pela medalha de bronze, vencendo a espanhola Laura Gomez, com um ippon logo nos momentos iniciais, antes de, no combate decisivo para a atribuição da medalha de bronze, ceder perante a também espanhola Ana Carrascosa, terminando a sua participação no mundial de judo no quinto lugar.
Joana Ramos participa no Grand Prix de Abu Dhabi
A judoca «leonina» foi convocada para participar, entre 16 e 18 de Outubro, no Grand Prix da Federação Internacional de Judo que terá lugar em Abu Dhabi, nos Emiratos árabes Unidos. Joana Ramos irá competir, como é hábito, na categoria de -52 kg.