João Pereira sai por 7 milhões FILIPE ALEXANDRE DIAS
RUI MIGUEL GOMES
Encarado como um dos activos em valorização crescente e susceptível de, no fim da temporada, proporcionar um avultado retorno dos três milhões de euros por ele pagos pelo Sporting ao Braga há quase dois anos, João Pereira está entre os mais vendáveis elementos do elenco leonino. A cláusula de rescisão do lateral-direito - negociada pelo ex-presidente José Eduardo Bettencourt - fixa-se em "apenas" sete milhões de euros, com os leões a serem detentores de 80% do passe, havendo um contrato válido até 2014 a unir as partes. A menos de dois meses de completar 28 anos, o defesa também titular da Selecção Nacional atingiu o estado de maturidade, justificado pela cobiça que vem gerando junto de clubes de peso no panorama europeu: o Barcelona é o mais recente emblema que se junta à lista de pretendentes, de acordo com notícia ontem difundida em Espanha pela Cadena Ser.
Adensa-se a probabilidade de negócio quando está no horizonte um campeonato da Europa, montra privilegiada para capitalizar ainda mais uma cotação em alta.
Decorrência natural do elevado rendimento exibido em Alvalade, mesmo em tempos de crise desportiva e directiva da qual os leões agora procuram refazer-se, João Pereira juntou ao lugar efectivo no onze do clube o de Portugal. Acto contínuo, clubes como Paris Saint-Germain, Milan, Schalke e Villarreal passaram a seguir o rasto do atleta formado e revelado pelo Benfica. Ao interesse destes emblemas, juntou-se mais tarde o do Tottenham, e, a acreditar na Imprensa espanhola, nada menos que o todo-poderoso Barcelona.
O camisola 47 do colectivo verde e branco é hoje um elemento consistente, regular, influente. Nada menos importante, João Pereira emerge no presente como um futebolista mais controlado nas emoções que tantas vezes o traíram, fruto da forma intensa como vive o jogo. Para tanto, foi instrumental a entrada do jogador no lote de capitães, condição que já o levou a comandar o Sporting sobre o relvado em oito partidas, sem que questões do foro disciplinar tornassem a ensombrar-lhe o contributo.
A administração da SAD verde e branca aguarda com justificada expectativa os próximos passos do atleta e consequente movimentação do mercado, onde interessados, como está bom de ver, não faltam. A este ritmo, João Pereira tem tudo para forrar os cofres sportinguistas e abraçar um desafio aliciante numa liga de maior dimensão.
Europeu alarga os horizontes Aproveitando da melhor forma a exclusão de Bosingwa decretada pelo seleccionador Paulo Bento, João Pereira apossou-se do flanco direito da defesa nacional, sendo, a par de Rui Patrício, representante quase certo dos leões na equipa das Quinas. A par do guardião, o lateral tem no Euro'2012 uma competição privilegiada para aumentar a sua cotação no mercado.
"Barcelona? Dá-me ainda mais motivação" João Pereira empolga-se ao ver o seu nome associado a gigantes europeus, mas com um sublinhado: vive o presente e não se deixa levar em ânsias pelo futuro. Ontem, em Alvalade, anteviu o jogo com o Zurique, reagindo assim à cobiça de que é alvo por parte de grandes clubes como, por exemplo, o Barcelona: "Isso deixa-me orgulhoso e com muito mais motivação para trabalhar, para além da que já tenho. É sempre bom ver o nosso nome relacionado com grandes clubes europeus, mas tenho os pés bem assentes na terra e não sou de me deixar iludir facilmente. Neste momento tenho contrato com o Sporting e é nisso que estou focado, principalmente no jogo com o Zurique. Queremos vencer e conseguir o primeiro lugar no grupo." A digerir um "resultado injusto" na Luz e sem falar dos incidentes que marcaram o dérbi, o defesa falou da evolução que sente em Alvalade: "Quando as coisas correm bem ao colectivo, isso vê-se em termos individuais. Quando cheguei ao Sporting as coisas não correram da melhor maneira, e isso viu-se a nível pessoal."
www.ojogo.pt