"Posso dar algo mais à equipa!" RUI MIGUEL GOMES
Stefanus Johannes "Stijn" Schaars é a quarta contratação do Sporting para a temporada 2011/12. O médio holandês de 27 anos, que capitaneava o AZ Alkmaar, emblema com o qual tinha vínculo contratual até ao final da próxima época, custou 850 mil euros e assinou um contrato válido por três anos, ou seja, até 2014. A cláusula de rescisão do internacional holandês, que fez parte do lote de 23 convocados da selecção holandesa que foi vice-campeã mundial no derradeiro Campeonato do Mundo da África do Sul, é de 20 milhões de euros.
Dado pela Imprensa holandesa como provável reforço do PSV Eindhoven Stijn Schaars chega a Alvalade num processo envolto em total sigilo por parte dos responsáveis pelo futebol leonino. Afinal, como fez questão de sublinhar o director-geral desportivo, Carlos Freitas, "não é todos os dias que um jogador com o cartel de Schaars aterra em Portugal". E não é para menos. Olhando para o percurso do médio esquerdino que era capitão do AZ Alkmaar, quarto classificado da liga holandesa na época passada, Schaars conta com vários feitos que certificam qualidade. Para além das 15 internacionalizações pela selecção principal da Holanda, vice-campeã mundial, Schaars conta no seu currículo com a conquista de um Campeonato da Europa de sub-21, em 2006, um campeonato e uma supertaça holandesas ao serviço do AZ Alkmaar, clube no qual ingressou em 2005/06 proveniente do Vitesse - onde despontou igualmente o avançado Ricky van Wolfswinkel - não tendo defrontado, por isso, o Sporting nas épicas meias-finais da Taça UEFA em 2005.
Ontem, em Alvalade, já perto do final da noite, Schaars deixou claro que tipo de jogador é, isto para os adeptos leoninos que, na generalidade, pouco mais conhecem do que os vídeos disponíveis na internet ou as estatísticas que são agregadas ao histórico recente do médio, o qual, por exemplo, participou em 39 jogos pelo AZ Alkmaar, apontando um golo. "Sou um médio que joga com o pé esquerdo, que gosta de jogar o jogo pelo jogo, disputar cada bola para depois passar aos jogadores da frente. Gosto de oferecer a bola em condições para que os meus colegas possam rematar e marcar golos. Mas também procuro golos. Gosto também de tirar bolas aos adversários, recuperá-las defensivamente. Acredito que posso dar algo mais à equipa", atirou, colocando desde logo o enfoque no colectivo, revelando um conhecimento apurado sobre o emblema que escolheu para o acolher na primeira experiência fora da Holanda. Aliás, Schaars vinha bem documentado sobre as figuras do passado recente que marcaram a história verde e branca. "Conheço Luís Figo, Cristiano Ronaldo e Nani, o que fizeram pelo clube, também que Frank Rijkaard e Stan Valckxx aqui jogaram. Sei que contrataram Van Wolsfwinkel, que conheço muito bem. Penso que é um grande clube, com uma grande história e estou ansioso por jogar!", afiançou o médio completo que joga com o pé esquerdo.
Stijn Schaars juntou-se assim aos reforços já assegurados para o elenco de Domingos Paciência: André Carrillo, Alberto Rodriguez e o avançado Ricky van Wolfswinkel. Mas há mais a caminho, como O JOGO dá conta nas próximas páginas: o lateral-direito colombiano Santiago Arias, que tem um contrato de cinco temporadas à sua espera e o médio internacional argentino Fabián Rinaudo, do Gimnasia.
www.ojogo.pt