in ionline.ptBojinov. Tem fama de Beckham da Bulgária. Qual será o proveito? por Rui Catalão, Publicado em 07 de Julho de 2011 | Actualizado há 1 hora
Avançado é conhecido por gostar das aparências. Vem por cinco épocas, também com o rótulo de jogador propenso a lesões e de homem que fala de mais
.
Chamam-lhe o “Beckham da Bulgária”. E não é pela mestria nos passes ou na marcação de livres. Valeri Bojinov, novo reforço do Sporting, está para o país dos Balcãs como o médio inglês para o resto do mundo, mas no gosto pela moda, pelo luxo, pelas aparências. Não falta sequer uma tese sobre metrossexualidade, apresentada numa universidade de Budapeste, na Hungria, que compara o estilo de vida e o impacto mediático dos dois jogadores.
Bojinov gosta de dar nas vistas. As revistas cor-de-rosa búlgaras agradecem: até hoje fizeram dos inúmeros casos do avançado – com modelos e cantoras (uma delas, Alisia, teve um filho dele). Por lá fala-se mais das prestações longe dos relvados do que dentro das quatro linhas.
Percebe-se o motivo. Nos últimos anos perdeu-se o entusiasmo em torno do seu potencial. Estreou-se na Serie A, ao serviço do Lecce, com apenas 15 anos e 341 dias – é ainda hoje o estrangeiro mais novo da história da liga e o terceiro mais jovem de sempre. E foi aí que mostrou que podia ser uma estrela.
A ascensão meteórica fez-se a partir de Malta, para onde se mudou aos 12 anos – com a mãe, antiga jogadora de voleibol, e o padrasto, Sasho Angelov, antigo futebolista internacional búlgaro. E foi no Pietà Hotspurs que começou a jogar. Daí até ser descoberto por Pantaleo Corvino, director desportivo do Lecce, foi um instante. A 6 de Outubro de 1999, ainda com 13 anos, já estava nas instalações do clube para fazer um teste. O Lecce gostou do que viu e pagou 15 mil euros para ficar logo com ele.
Em 2005, quando se mudou para a Fiorentina a troco de 13 milhões de euros, já era internacional AA. O primeiro jogo aconteceu em Guimarães, num Itália-Bulgária do Euro-2004. Nessa altura, com 18 anos, alternava as chamadas entre os sub-21 e a selecção principal. Queria era jogar. Também por isso, quando a equipa de Florença contratou Luca Toni, não demorou muito até mudar de ares.
Seguiu-se um empréstimo à Juventus, recém-despromovida à Serie B na sequência do Calciopoli, que mesmo assim tinha jogadores como Trezeguet ou Del Piero. O espaço era pouco e Bojinov chegou a aparecer como extremo para ganhar mais tempo de jogo – o que pode dar jeito agora no Sporting. “É tudo uma questão de adaptar-me e usar a cabeça”, dizia na altura. A cabeça estava na Juve, mas a disponibilidade para a selecção era absoluta. Crescera com a imagem da Bulgária de Stoichkov, Balakov e Kostadinov – quarta classificada no Mundial-1994 – na cabeça. E_nem se importava de fazer três jogos em quatro dias, como em Setembro de 2006: suplente utilizado nos AA num sábado, foi titular e marcou nos sub-21 na terça e repetiu a dose de volta aos AA, na quarta).
Os adeptos da Juve adoravam o seu empenho. A Vecchia Signora tinha opção de compra, de 4 milhões de euros, e muitos pediam que fosse accionada de imediato. Mas aos poucos a opinião mudou. Em Novembro já se dizia que podia regressar à Fiorentina, depois de alguns jogos mais pobres, e em Dezembro era Bojinov quem se dizia farto de Deschamps, o treinador. Depois reclamou que o Milan estava interessado nele, mas que a Juve não o deixava sair. Entretanto voltou atrás e fez as pazes com o treinador, mas da fama não se livrou. Já em 2005, Hristo Stoichkov, então seleccionador nacional, disse que Bojinov falava demasiado, dava muitas entrevistas.
Esse rótulo, o de fala-barato, é um dos que traz para Portugal. O outro, de jogador propenso a lesões, vem dos sucessivos problemas físicos no Manchester City (para onde se transferiu, em 2007, e de onde saiu para o Parma, dois anos depois – primeiro por empréstimo, depois em definitivo). Chega ao Sporting depois de duas temporadas com muitos jogos (61), mas poucos golos (11). Pelas semelhanças, no nome, na origem e no passado recente, é quase impossível não lembrar Vitali Kutuzov, outro avançado de Leste que passou por Itália e não deixou saudades cá. Veio sozinho, mas deve receber em breve a companhia da actual namorada, Nikoleta Lozanova, que encaixa no perfil de garanhão: foi capa da “Playboy” em Maio.
Já não é a primeira vez que vejo neste jornal, artigos que tentam denegrir algumas coisas relacionadas com o Sporting...
Não quero dizer que não tenham razão no que escrevem, o que estranho é que havendo concerteza noutras equipas atletas com problemas iguais ou semelhantes...nunca procurem aprofundar o que diz respeito aos outros clubes...
Quando leio estas notícias, habitualmente procuro dar uma vista de olhos pelos comentários dos leitores, que na maior parte das vezes, não têm ponta por onde se pegue...
No caso desta notícia vinha este comentário entre outros...:Tigas EnVisage Há 35 minutos
O enzo perez era conhecido por apanhar sabonetes no balneário. É possivel pesquisarem este tema?Não sei se o comentário tem alguma razão de ser e francamente nem me importa grandemente o que diz o comentário...
Mas mesmo assim e sendo a NET uma caixinha de boas e más surpresas...dei-me ao trabalho de procurar alguma coisa e encontrei isto...Maradona deu a mão a Enzo Pérez - Benfica - Jornal Record
http://www.record.xl.pt › ... › Nacional › Liga Zon Sagres › Benfica - Em cache
8 jun. 2011 –
Então já sei porque é que o Enzo Pérez decidiu vir para Portugal... É que cá em Portugal o casamento entre homossexuais já é permitido. ...
E apareceu-me também este comentário...como disse nada que me importe, mas como diz quem fez o comentário no jornal i...o jornalista podia procurar aprofundar notícias que dissessem respeito a outros clubes também...E
notem que não pretendo abrir nenhuma polémica, mas apenas mostrar que também nestas coisas...somos tratados de maneira diferente...!!